DEUTSCH



Willkommen

Dez motivos para estudar alemão

Sejam quais forem seus planos para o futuro, com conhecimentos de alemão você cria oportunidades infinitas para si mesmo. Aprender alemão significa adquirir habilidades com as quais você poderá melhorar sua vida tanto no âmbito profissional como no particular:

1) Na vida profissional: Sabendo comunicar-se em alemão com os seus parceiros comerciais de expressão alemã, você criará relações de negócios mais favoráveis, ampliando, dessa forma, as chances de uma comunicação eficiente – e, com isso, o seu sucesso.

2) Uma carreira global: Conhecendo o Alemão, você melhora as suas chances de fazer carreira numa empresa alemã quer em seu país ou no exterior. Bons conhecimentos de alemão vão torná-lo(a) um(a) funcionário(a) eficiente aos olhos de um empregador com relações comerciais globais.

3) Turismo e hotelaria: Turistas de países de língua alemã viajam muito e para longe. Na férias, eles gastam mais dinheiro do que turistas de outros países. Eles gostam de se sentir mimados por funcionários ou guias turísticos que falem alemão.

4) Ciências e pesquisa: O Alemão é a segunda língua mais importante nas ciências. Com a sua contribuição à pesquisa e ao desenvolvimento, a Alemanha ocupa o terceiro lugar no mundo. Além disso, ela concede bolsas de pesquisa a cientistas estrangeiros.

5) Comunicação: O desenvolvimento nos setores da mídia e da tecnologia da informação e comunicação torna necessária a comunicação multilingüe. Uma série de páginas importantes da internet encontra-se em alemão. Um em cada 10 livros é impresso em língua alemã. Por isso, com conhecimentos de Alemão, você terá um acesso ampliado a informações.

6) Compreensão da cultura: Aprender alemão significa obter uma idéia da vida, dos anseios e sonhos das pessoas residentes em países de língua alemã, com a sua sociedade multicultural.

7) Viagens: Torne suas experiências em viagens ainda mais ricas com seus conhecimentos de Alemão, não somente nos países de língua alemã, como também em outros países da Europa, particularmente nos do Leste Europeu.

8) Paixão pela literatura, música, arte e filosofia: O Alemão é a língua de Goethe, Kafka, Mozart, Bach e Beethoven. Desfrute ainda mais de suas obras lendo-as ou ouvindo-as no seu idioma original.

9) Oportunidades de estudos e trabalho na Alemanha: A Alemanha concede um grande número de bolsas para estudos naquele país. Para jovens estrangeiros, há vistos especiais para estágio de férias, e, para determinadas profissões, existem condições especiais para a obtenção do visto de trabalho.

10) Programas de intercâmbio: Existem acordos de intercâmbio de estudantes secundários e universitários entre a Alemanha e muitos países do mundo.

(Responsável pelo texto: Prof. Leda Maria de Camargo, da disciplina de Alemão)